segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Terremoto no Ceará

Depois dos terremotos ocorridos na Ásia, o Governo Brasileiro resolveu cobrir todo o país. O então recém-criado Centro Sísmico Nacional, poucos dias após entrar em funcionamento, já detectou que haveria um grande terremoto no Nordeste do país.Assim, enviou um telegrama à delegacia de polícia de Icó, uma cidadezinha no interior do Estado do Ceará.Dizia a mensagem:
-Urgente. Possível movimento sísmico na zona. Muito perigoso. Richter 7. Epicentro a 3 km da cidade. Tomem medidas e informem resultados com urgência!
Somente uma semana depois, o Centro Sísmico recebeu um telegrama que dizia:
- Aqui é da Polícia de Icó. Movimento sísmico totalmente desarticulado. Richter tentou se evadir, mas foi abatido a tiros. Desativamos as zonas. Todas as putas estão presas. Epicentro, Epifânio, Epicleison e os outros cinco irmãos estão detidos. Não respondemos antes porque houve um terremoto arretado aqui!
(Autor anônimo)


Imagino o quanto este texto atraiu gargalhadas. Eu sempre me divirto com ele. Mas a mensagem que está por trás da piada é a forma como devemos nos comunicar com as pessoas. Não há mistérios na comunicação, por incrível que pareça. A receita é básica: respeitar o contexto sociocultural dos indivíduos e tentar conhecer (ou mesmo tomar informações sobre) seu repertório linguístico. Nem sempre o que parece tão claro e simples para uns é, do mesmo modo, tão claro e simples para outros. Há que se ter cuidados com o receptor, de modo que o propósito do emissor seja alcançado. Pensem nisso! Mas podem gargalhar antes, afinal, aprendizado pode ser também sinônimo de diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário