sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dica da semana: o uso da palavra através

Institucionalizou-se na língua portuguesa a forma incorreta do uso da palavra “através”. O verdadeiro significado desta palavra é tão somente a passagem de um lado para o outro. Costumeiramente, assumir-se-ia a seguinte frase: “Só através da educação poderemos proporcionar um futuro melhor para nossos filhos”. Na verdade, a frase correta seria: “Só por meio da educação poderemos proporcionar um futuro melhor para nossos filhos”. Dependendo do sentido que se quer dar à frase, se pode substituir a palavra através por mediante, a partir de, por meio de, por intermédio de, com o(a), pelo(a)... Como exemplo de uma frase com o emprego correto da palavra através tem-se: “Com o estádio lotado só consigo enxergar a bola rolando através deste binóculo”. Mas atenção! Não é necessária uma corrida na busca de uma substituição para o pobre “através”. É preciso, apenas, que se tenha o cuidado ao empregá-lo. Não se deve sair por aí dizendo (escrevendo): “_Conheci João Bosco através de Aldir Blanc!”. Vai parecer, no mínimo, que se fez uma radiografia ou, quem sabe, um fenômeno fantasmagórico se deu. Como citei acima, o uso da palavra “institucionalizou-se”, tornou-se comum e não necessita se transformar numa guerra gramatical. O mais importante é buscar sempre a comunicação e fazer com que esta se dê, de fato.

3 comentários:

  1. É inevitável Di, mas só lembrei do "através da educação, formação profissional e etc etc..." Bastante esclarecedor, pena que poucos são os que acessam, e menos ainda os que entendem (veneeeeno) kkk Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Fantástica e esclarecedora explicação. Deve-se pretender a comunicação correta e o que li foi uma aula. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. É muito bom saber que o propósito foi atendido. Mande-me sugestões, dicas, de modo que possamos alimentar o blog e torná-lo útil. Grande abraço.

      Excluir